quinta-feira, janeiro 29, 2009

Reforma ortográfica



Olha, não quero parecer retrógrado ou saudosista. Mas pra quem sempre usou os acentos de forma instintiva, essa mudança vai ser um tremendo problema. Vejam vocês meu caso: nunca fui bem na disciplina de Português na escola, mas de uma forma ou de outra acabei incorporando as regras. Talvez pelo tanto que eu li, talvez porque as aulas só vieram me fazer sentido depois de alguns anos, mas acabei por tê-las em meu vocabulário e eu não sei como vou fazer pra alterar.

Se uma pessoa conhece as regras do português e escreve corretamente por isso, ela vai saber se adaptar às novas regras. É só mudar a regra e tudo funciona, como se fosse uma planilha no excel na qual a gente só troca os valores e ela calcula tudo automático. Agora, no meu caso, vai ser um tanto trabalhoso: vou ter que reaprender do zero, pois na minha cabeça as regras não existem. As palavras são simplesmente como são.

Ainda bem que corretores ortográficos, seja do Word, seja do Open Office, estão aí pra isso: pra me corrigir quando eu cometer o grave erro de escrever "O contra-regra teve a brilhante idéia de comer lingüiça no vôo e ficou com enjôo."

Nenhum comentário: