segunda-feira, junho 08, 2009

A ciência

Tenho um projeto pessoal muito forte que é contribuir para a popularização da ciência. Isso guia todas as minhas ações altualmente, pauta minha atuação na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e é minha motivação para realizar projetos de pesquisa como o que faço no Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos no IB-USP.

Realmente acredito no poder de transformação da ciência. Não transformação pura e simples, a que fábricas fazem com suas matérias primas, resultando em produtos. A transformação científica é mais profunda: é intelectual, social e estrutural. A ciência dá subsídios ao livre pensamento, à formação autônoma de opiniões, à popularização do conhecimento que, a princípio, está restrito à pequena patota acadêmica.

É a popularização da ciência que permite uma maior compreensão do equilíbiro natural, e é isso que vai salvar nossa espécie da catástrofe que insistimos em impor a nós mesmos. É a popularização da ciência que permite aos governos realizar políticas públicas de saúde e saneamento de forma mais adequada: com a ciência na boca e na cabeça do povo, todos terão consciência daquilo que devem e não devem fazer.

A ciência é uma grande aliada da qualidade de vida e do meio ambiente. É nela que devemos confiar, é ela que devemos incentivar e trabalhar para que sempre caminhe. A direção a própria ciência define. O importante é que caminhe. Que forme novos cientistas, que realize mais e mais pesquisas.

É a ciência que torna nossa espécie diferente. E é a ciência que vai garantir nosso futuro e nossa sobrevivência. Louvemos os cientistas, valorizemos a ciência em nosso país! Precisamos da ciência. A ciência precisa dos cientistas. É tão necessário quanto lógico.

---
Tool - Lateralus

Um comentário:

Lucci disse...

Espero que alcance seu objetivo pois é muito nobre e importante.
Também acredito que a ciência tem que ser popularizada, como a história também.
Ouvimos e lemos muitos dados equivocados devido a falta de conhecimento histórico.
O que aprendemos na escola é muito básico e serve apenas para conhecimento geral, ou o clássico censo comum.
Temos que popularizar o conhecimento, cada um atuando em sua área de conhecimento para atingir esse objetivo.