terça-feira, fevereiro 15, 2011

E Ronaldo se aposenta...

Ronaldo foi um dos grandes jogadores que eu vi jogar. Junto com Romário, Rivaldo, Ronaldinho, e alguns outros gênios que brilharam na década de 90. Hoje, vemos outros surgirem (mas não com nomes que começam com R, como foi sina da última geração de craques).
 
Sua despedida, juntamente com o recente campeonato sub-20 conquistado pelo Brasil, marca o início do fim do futebol que conhecemos, dando lugar ao novo futebol. O velho futebol tetra e pentacampeão saindo de cena para dar lugar à nova geração, a Neymar, a Lucas, a Ganso, a Pato. Essa nova geração, a que vai disputar o Mundial no Brasil em 2014, as Olimpíadas ano que vem em Londres.
 
E vão ficando pra trás os saudosos jogadores que tanto nos deram alegria, tristeza e raiva. Ronaldo já foi. Antes dele, já foram Denilson, Edmundo, Raí, Marcelinho Carioca, Cafu, Junior Baiano, Bebeto... Os próximos, em 2011 ou 2012, serão Rivaldo, Rogério Ceni, Marcos, Roberto Carlos, enfim... uma infinidade de nomes que hoje ainda são sinônimos de Futebol. Uma porção de lendas que ficarão gravadas na história do esporte, inspirando crianças que farão a geração que virá quando Neymar, Lucas, Ganso, Pato & cia. estiver se aposentando.
 
Assim como a época dos goleiros Zetti, Velloso e Ronaldo se foi, a aposentadoria de Ronaldo ontem marca o fim de mais uma safra, que dá lugar às novas pérolas do nosso futebol.
 
Nostalgicamente, digo muito obrigado, Ronaldo! Você foi grande, e a comoção que causa sua despedida é a maior prova disso.
 
Deixo aqui um vídeo com todos os 15 gols em Copa do Mundo desse que foi um dos maiores atacantes da história do futebol.
 

Nenhum comentário: